Galeria de ex-presidentes

Sebastião Avenaldo Muniz (Tião)

1984-1985

Tião foi um dos responsáveis pela fusão da Associação Atlética do SERPRO de Brasília – AASB e a Associação dos Empregados da Sede do SERPRO – AESES. A fusão aconteceu em 5/6/1984, quando foi eleita a 1ª diretoria que foi presidida pelo Tião.

 

Seus desafios foram unir os empregados do SERPRO em uma só entidade, agregar força e obter maior representatividade junto ao SERPRO, captar novos associados oriundos da antiga Sede do SERPRO no Rio de Janeiro e nas associações de Brasília.

 

Ele lembra que a ASES funcionava em uma pequena sala na 1ª URO, não havia a menor estrutura, não havia sistemas informatizados para gestão de convênios, para desconto em folha de pagamento. Todo o serviço era feito manualmente. Eram dias de dificuldades, poucos serviços ainda eram oferecidos. Tião considera que sua passagem pela ASES foi de muita alegria e amor pelas realizações. Alegria que pode ser exemplificada pelas várias atividades da época: os campeonatos de futebol eram muito concorridos; as festas juninas no campo de futebol da Sede eram famosas em Brasília e chegavam a reunir
um público superior a cinco mil pessoas.

 

Era uma época em que a participação dos empregados do SERPRO e da própria diretoria nas iniciativas da ASES era expressiva. Os Festivais Nacionais da Canção realizados por três anos consecutivos, reuniam empregados do SERPRO de todos os cantos do Brasil. A ASES promovia as Festas de Natal dos empregados do SERPRO que eram um sucesso. A Festa do Dia das Crianças da ASES faz história desde aquela época.

 

Mas a grande realização da sua gestão foi a aquisição em abril de 1985, diretamente da Terracap, do atual terreno do Clube, com área de mais de 60 mil m2, divididos em dois lotes, em localização privilegiada, no centro de clubes de Brasília. A participação financeira do SERPRO foi decisiva para a compra do terreno e contou com o empenho do então presidente da empresa, José Dion de Melo Telles e sua diretoria, Erval Depieri, Milton Rodrigues, Luiz Brasil, João Rizzo, Darci Kloss, José Carlos De Luca e Carlos Messias Barbosa.

 

Tião guarda como lembrança a boa convivência com as pessoas que marcaram e contribuíram para o crescimento da ASES: Antônio Paiva Neto, Nelson Mori, Lucia Márcia Kruppel, Aracymir, Ilvanor de Araujo (Maguinho), Gilberto Nunes, Maria Leonília Holanda, Nabuco Barcellos, Danilo Santos Maia, João Carlos Lopes, Manoel Martins, Bené, Mário César de Carvalho, Sérgio Paternez, Marcelo Mota, Vanderlan, Eli Mota, Edson Depieri, Zé Newton, Roberval Catulo, Bruno Wolff. Da ASES, recorda-se com gratidão dos funcionários liderados por sua gerente Heloísa Sebusiani.

Realizações


•  Criação da ASES a partir da fusão da AESES e AASB

•  Aquisição dos dois terrenos da ASES em abr/1985 com apoio do SERPRO

•  Lançamento da Pedra Fundamental da Sede da ASES – Ago/1986

Waldemiro Schneider

1986-1987 e 1988-1989

Schneider foi eleito por duas gestões com o objetivo de colocar em prática seu desejo de transformar a ASES num clube com uma Sede Social e benfeitorias para uso de todos os seus associados. Foi uma fase de muito trabalho. Logo no início de seu mandato teve que correr contra o tempo para conseguir a eliminação do pacto de retrovenda dos dois terrenos do clube. Se não houvesse benfeitorias, a ASES perderia o direito de uso dos terrenos. Foram construídas algumas benfeitorias como uma churrasqueira, o campo de futebol, um bar e concluído o projeto de arborização do clube.

 

Schneider lembra que sua gestão foi marcada por festas maravilhosas no Rangoware, o antigo restaurante da Sede, onde eram festejadas as datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças, Páscoa etc.

 

No mesmo Rangoware, havia as frequentadas Sextas Show, de onde se originou a banda Trem das Cores,
liderada pelo ex-colega de SERPRO, Paulinho Moreno e apoiada pela ASES. Schneider sente-se muito grato e tem orgulho de ter podido contribuir para o crescimento da ASES junto com muitas pessoas que faziam parte daquele projeto: Antônio Jorge Oliveira, Herbert Zamith, Paulo Sérgio Bastos, Mário César de Carvalho, Washington da Cunha, Plinio Paixão, Danilo dos Santos Maia, Carlos Martins de Azevedo, Sylvio Taveiros, Eli Mota, Jauri Vitor, Tibagy Castilho e outros.

Realizações


• Inauguração da 1ª Etapa da Sede Social (Abr/1989)
• Construção de várias benfeitorias:
• Churrasqueiras,
• Campo de Futebol,
• Bar e o Conclusão do projeto de arborização do clube.
•  Eliminação Pacto de Retrovenda

Cézar Gustavo Caldeira Ramirez

1990-1991

Algumas pessoas que conviveram com “Romerito” (como era conhecido) relataram algumas dificuldades da ASES. Naquela época, nem todas as ações foram sinônimo de sucesso. Esse foi um período de grandes dificuldades para a Associação, superadas na administração seguinte.

 

Cézar Gustavo desligou-se do SERPRO em 1993 e não foi localizado para conceder entrevista.

Osvaldo Mesquita Costa

1992-1993 e 1994-1996

A primeira gestão, de dois anos, foi marcada por um período tumultuado, pois herdou uma ASES com muitas dificuldades e dívidas. Foram anos de organização de toda a parte administrativa da Associação e de cortes de gastos e redução do quadro de funcionários em mais de 70%. Ele lembra que as despesas mensais ultrapassavam, em muito, as receitas.


As dívidas eram de todas as naturezas totalizando mais de 13 vezes a receita mensal daquela época. Com uma dívida “impagável” junto ao INSS, seguro de vida em grupo, farmácias e à Vale-Refeição, foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária na Regional Brasília em nov/1992 para buscar uma solução para a situação da ASES. Depois de várias sugestões, ficou decidido que os sócios poderiam contribuir com duas parcelas de 5% do salário nominal nos meses de out-nov/1992 e aqueles que tivessem contribuído, teriam sua mensalidade reduzida de 1% para 0,5% durante 16 meses subsequente a partir de jan/93.

 

Ainda assim, era preciso realizar melhorias no clube que fossem atrativas para seus sócios. Decidiu-se então construir um parque aquático, asfaltar o clube e reformar o prédio onde funcionava a antiga Sede. Em sua segunda gestão, Osvaldo usou sua criatividade para resolver antigas pendências. Sem ter recursos para terminar o parque aquático, apostou em um anúncio que mandou publicar nos Classificados de um jornal de grande circulação em Brasília: “Procura-se parceiros”. Interessada na parceria, a Companhia Aquática terminou as obras da piscina e, como contrapartida, explorou-a por oito anos, oferecendo aulas de natação ao público externo.

 

Mas algumas dívidas ainda existiam, principalmente com a Vale-Refeição. Foram várias tentativas fracassadas de negociação com a diretoria daquela empresa, que havia firmado um acordo não cumprido com a gestão anterior.

 

O presidente fez uma segunda tentativa de publicar anúncio à procura de parceria, para evitar que o terreno fosse a leilão. Surgiu então interesse de um empreendedor para arrendar 15 mil m² do Lote 1-A por 10 anos, para construção de um Kart indoor e, em contrapartida, ele saldaria a dívida com a Vale-Refeição. Essa proposta foi aprovada em AGE.

Realizações

 

1º Período – 1992 a 1994
• Equacionamento de parte das dívidas da ASES
• Construção de parte do parque aquático
• Asfaltamento do clube
• Reforma do prédio da atual administração, onde funcionava a antiga Sede.

2º Período – 1994 a 1996
• Contrato de parceria com Companhia Aquática (8 anos)
• Término das obras da piscina
• Oferta de aulas de natação ao público externo.

• Iniciou negociação da locação por 10 anos (de 16/07/1996 até 16/07/2006) de parte do lote 1-A
(3.000m²) para empresa GPM construir um Kart Indoor
• Saldamento da dívida com Vale Refeição

Nicéas de Paula Dias

1997 a 1999 e 2000 a 2002

Assumiu uma associação organizada, mas ainda com pouco dinheiro em caixa. Seu trabalho foi o de dar continuidade às iniciativas da gestão anterior e criar mais possibilidades de crescimento da ASES.

 

Após dois anos do contrato com a GPM a ASES foi procurada pelos investidores com proposta de construção de um centro de entretenimento, lazer e gastronomia – Projeto Píer 21, com alteração do prazo de cessão e ajuste de, ao final do prazo de arrendamento, transferir o Píer 21 para o patrimônio da ASES. Em contrapartida, o clube receberia a construção de aproximadamente 3.400 m2 de benfeitorias, como churrasqueiras, quadras de tênis, ginásio, sede social, salão de jogos.

 

No fim da gestão, constatando pendências de entrega de benfeitorias, foi feita uma nova negociação onde o Píer se propôs a pagar o valor das edificações e dar fim às pendências existentes.

 

Nicéas considera o Píer 21 um ótimo negócio. “O clube se firmou, cresceu e assim começou a reconquistar a credibilidade dos associados. Foi um grande desafio trazer de volta parte das pessoas que haviam se desligado”, argumenta.

 

E por ter levado mais sócios a frequentar o clube, era preciso atender a necessidade de opções de alimentação, quando surgiu a oportunidade de parceria com o extinto restaurante “Cabana da Árvore”.

 

Faz questão de exaltar o trabalho de seus parceiros da Diretoria e dos Conselhos Deliberativo e Fiscal nas suas duas gestões.

Realizações

 

• Firmou 2º TA com a GPM (Píer 21) em ago/1998 alterando o contrato original de forma a
permitir a construção de um Centro de Entretenimento e Lazer e ajuste de novas
contrapartidas como a construção de diversas edificações, que posteriormente, parte foi
transformado em pagamento em pecúnia. Esses novos ajustes estabeleceram a vigência até
30/06/2028, quando o Píer passa integralmente para o patrimônio da ASES.

 

• Firmou contrato para construção de Restaurante na ASES – “Cabana da Árvore”

Flávio de Melo Martins Pinheiro

2003 a 2005

Começou sua atuação na ASES como vice-presidente da segunda gestão do Nicéas (2001 a 2003). Sempre foi um associado aficionado por esportes, tendo promovido animados torneios de futebol, com expressiva participação dos associados, amantes da pelada. As Olimpíadas ASES/SERPRO foi outra promoção esportiva que fez sucesso entre os associados e empregados do SERPRO.

 

Um dos direcionamentos da diretoria foi o de captar novos sócios, demostrando as novas opções de esporte, lazer e entretenimento, além das vantagens de novos convênios. Segundo Flávio, esse tipo de abordagem foi necessário pois o associado não tinha a cultura de frequentar o clube: “O perfil do associado mudou, porque o clube avançou e ofereceu mais opções de lazer”.

 

Durante a sua gestão foi feita a transferência da administração ASES do SERPRO para o clube, mantendo apenas postos de atendimento na Sede e na Regional – uma estratégia de valorização do clube, pois os funcionários poderiam se dedicar mais aos seus frequentadores e às suas instalações.

 

Com o recebimento dos pagamentos efetuados pelo Píer, a ASES teve a possibilidade de aplicar todo o montante na infraestrutura e urbanização do clube. Foi implantada uma subestação de energia que proporcionou 30% de redução de consumo e possibilitou dar o suporte às novas obras constantes do Plano Diretor. O clube foi gramado, asfaltadas as vias de acesso e construídas calçadas. Foram implantados projetos de águas pluviais, de esgoto, de rede elétrica de telefonia. Tudo cuidadosamente estruturado em um Plano Diretor.

 

O clube aumentou o seu patrimônio com seis quadras de tênis, duas quadras de grama sintética, dois campos de areia, uma sauna, prédio com vestiários, lanchonete, salas de esporte e banheiros. As obras efetuadas pelo Píer 21 foram todas revitalizadas, oferecendo melhores condições aos sócios. O projeto de paisagismo da Orla, além de dar acesso ao lago, abriu mais um espaço para eventos. Com tantas benfeitorias era preciso encontrar parceiros que pudessem dar ao clube condições de ser autossuficiente na manutenção de cada uma delas, e ainda gerar lucro. “Todo o clube precisa de parceria para crescer e atrair as pessoas. Hoje a ASES está bem situada no mercado clubístico, e é referência de
parceria de sucesso”, comemora Flávio.

 

A academia Club 22 foi uma delas, pois além de ser favorável economicamente, era também uma opção de qualidade de vida ao alcance de todos os associados, que têm condições especiais para frequentá-la. Outra fonte de renda é o aluguel das quadras sintéticas ao público externo, não prejudicando a utilização do associado em dias estabelecidos e nos finais de semana. Foi implantada uma escolinha de futebol que também agregou bastante valor ao clube. Os outdoors são mantidos por uma empresa de publicidade que paga à ASES aluguel mensal.

 

Considera que o ponto forte de sua administração, mais que as parcerias e novos convênios firmados, foi a total dedicação dos funcionários da ASES, que trabalharam para o crescimento do clube, motivo de orgulho para ele.

 

Rato, como é carinhosamente chamado desde garoto, quando era o menorzinho da banda Marcial do Colégio Marista, vem ao clube quase todos os dias. Além de praticar tênis e frequentar a academia, gosta de exercer seu papel de sócio, de fiscalizar e cobrar.

Realizações

 

• Paisagismo na Orla do Lago
• Mudança da administração da ASES do SERPRO para o Clube
• Construção de 6 quadras de tênis
• Construção de 2 quadras de grama sintética
• Construção de um Prédio com Vestiários, Lanchonete, Salas de Esporte, Banheiros e Bar de apoio
• Construção da Sauna
• Construção de 2 campos de areia
• Assinatura de contrato com a academia de ginastica Club22.

 

• Implantação de Obras de Infraestrutura
o Implantação do Projeto de Águas Pluviais
o Implantação do Projeto de Rede Elétrica
o Implantação do Projeto de Telefonia

Arnaldo Rodrigues Silvino

2006 até 2008

Para ele, dirigir a Associação foi um pós-graduação do seu curso de Administração de Empresas, muito aprendizado, uma escola de vida. A experiência foi transformadora, pois hoje se julga outra pessoa, mais complacente, mais planejado. “Toda a opinião é valiosa”, acrescenta. Seja de sua diretoria, seja de amigos do SERPRO, seja dos associados, Arnaldo baseou as mudanças que propôs na voz dessas pessoas e em pesquisas de satisfação e opinião bem estruturadas que serviram de parâmetro para o início do planejamento e transformações que vieram.


A gestão teve como marca a realização do Planejamento Estratégico e as parcerias como os alicerces para o crescimento e sustentabilidade da ASES, seus conhecimentos e experiências no SERPRO foram aproveitadas na ASES. Durante sua gestão foram criados calendário de eventos, ouvidoria, diretor de plantão, 4 canais de comunicação, recadastramento e emissão de novas carteirinhas, aumento do número de Convênios, controle de acesso no clube, sistema de monitoramento interno do clube, ECA (Espaço Criança ASES), Projeto cultural “ASES ComVida”, o espaço Orla, a inauguração da Galeteria Beira Lago, inauguração da Academia Club22 e ao final do mandato a construção do parque aquático para as crianças.

Realizações

 

  • Formalização Contrato com Galeteria Beira Lago
    • Reforma Prédio da Administração
  • Reforma Churrasqueiras 1, 2, 9 e 10
  • Reforma Portaria
  • Construção Quadra Poliesportiva
  • Construção de mais uma quadra de areia
  • Publicação Estatuto – Versão 2008
  • Criação do Espaço Orla
  • Início Construção Parque Aquático

Robinson Ferreira da Silva

2009 até 2011

Estar à frente da ASES é um grande desafio. Pois, cada administração que passa procura deixar a sua marca. A sua gestão, da mesma forma, procurou deixar a marca da austeridade na administração dos recursos.

 

Um dos maiores patrimônio da ASES são os seus empregados que tratam com zelo e carinho do clube, como se fosse a própria casa. Em razão disso, decidimos rever as instalações dos empregados dando maior conforto e segurança, contratamos um plano de saúde e implantamos o tão esperado plano de cargos e salários.

 

Os plantões nos finais de semana, onde sacrificamos o convívio familiar, também faz parte do rol de atribuições da diretoria. Há finais de semana que os familiares nos acompanham, porém, há aqueles que por força dos afazeres são impedidos, mesmo assim conta com a compreensão e o carinho.

 

Alguns feitos marcaram a gestão 2009-2011, tais como: implantação do sistema de digitalização e guarda de documentos, construção da nova churrasqueira número nove; conclusão da obra do parque aquático e a construção do Salão Social com cozinha, banheiros e sala de treinamento.

 

A ASES cresce a cada dia e é necessário que os associados acompanhem de perto as principais ações, seja por meio de elogios, sugestões ou questionamentos para as áreas responsáveis. O importante é se fazer presente no local de lazer dos nossos filhos, netos, e dentro em breve referencial de encontro quando do momento da aposentadoria.

 

Estar à frente da ASES foi um grande aprendizado que levarei por toda a vida.

Realizações

 

  • Construção Salão Social
  • Reforma Sauna
  • Reforma Campos Sintéticos
  • Reforma quadras de areia
  • Reforma Banheiro Churrasqueiras
  • Conclusão parque aquático infantil
  • Construção da Churrasqueira 09
  • Criação de Plano de Cargos e Salários

Osvaldo Mesquita Costa

2012-2014 e 2015-2017

Em 2012, Osvaldo foi eleito para o seu terceiro mandato como presidente da ASES. O período de 2012 a 2017 foi de grandes desafios e conquistas. Um período marcado por diversas ações e mudanças, oriundas dos investimentos em capacitação e modernização.

 

Para manter o nível de qualidade e excelência da ASES/DF, inúmeras melhorias foram realizadas no Clube: “modernizamos a estrutura, criamos novos espaços, profissionalizamos rotinas e capacitamos o quadro de funcionários”.

 

Gestão Transparente foi uma filosofia de trabalho, para isso foi desenvolvido um canal de comunicação com o associado para divulgação de todas as ações da Diretoria.

 

No mandato seguinte foi dada continuidade às ações que estavam em desenvolvimento aprimorando os serviços prestados pela Associação e oferecendo melhores condições de uso dos recursos da ASES.

 

Nos dois períodos foram realizadas várias melhorias no clube:

Realizações

 

  • 3º Período – 2012 a 2014

    • Paisagismo
    • Reforma SportBar, dos vestiários e Banheiros M/F
    • Construção Galpão de Manutenção
    • Revitalização Orla
    • Aquecimento Parque Aquático
    • Instalação de equipamentos de ar-condicionado no salão OASES
    • Reforma Sauna
    • Reforma Quadras Saibro
    • Ampliação Churrasqueiras 3 e 4
    • Construção área apoio junto às quadras de areia

     

    4º Período – 2015 a 2017

    • Reforma de Calçadas
    • Instalação Guarda Corpo nas Piscinas
    • Aquisição de novos móveis para o Salão OASES
    • Conclusão Reforma Prédio das Piscinas
    • Revitalização área das piscinas
    • Reforma da área administrativa
    • Reforma churrasqueiras 5, 7 e 8
    • Construção de mais 6 quiosques próximo às piscinas
    • Aumento do Alambrado do Campo Futebol Society junto ao Lote 1-C