Triênio 2021-2023

Diretoria da ASES-DF encerra neste 31/12 a gestão do triênio 2021/2023

Prezados(as) Associados(as)

 

 

Consciente do dever cumprido, encerro, juntamente com os demais companheiros de diretoria, a gestão do triênio 2021-2023, quando estive à frente da diretoria da ASES-DF, depois de também ter exercido o cargo de Diretor Sociocultural no mandato de 2018-2020, presidido pelo operoso amigo Ablleython, reeleito recentemente para mais um mandato como Diretor-Presidente da nossa associação.

 

Durante todos esses 6 (seis) anos – dois períodos de gestão – aprendi muito sobre administração de clube, tanto com os colegas de diretoria, como na relação com outros clubes, inclusive de outros Estados, nas funções de Diretor e Presidente do Sinlazer-DF (Sindicato dos Clubes).

 

Foi um rico aprendizado e uma fonte de novas amizades que pretendo cultivar daqui para frente. É com essa certeza e reconhecimento que aqui reitero o meu mais profundo agradecimento a todos com quem convivi e de quem recebi ajudas impagáveis.

 

Agradeço imensamente a todos os colaboradores da ASES-DF que dedicaram seu grande empenho à realização de seus trabalhos, demonstrando lealdade à associação, aos dirigentes e aos associados, dando o seu melhor.

 

Agradeço profundamente aos diretores que me acompanharam e ajudaram nessa longa jornada de dois mandatos, incluindo os que se desligaram da diretoria (Rogério, Furastê e Julio Vizeu), mas deixaram seu legado, tal como os demais que cumpriram seus mandatos até o final.

 

Agradeço os associados que nos apoiaram com suas sugestões e colaborações outras em prol do nosso clube, sem os quais não teríamos avançado para o estágio atual da ASES, que se converteu num clube proativo, com ampla oferta de atividades variadas, tanto para crianças, como para os associados adultos e os esportistas do clube.

 

Na pessoa do presidente do Conselho de Administração, Ablleython, próximo diretor-presidente da ASES-DF, agradeço a esse importante colegiado, dirigindo-me também a cada membro, para reconhecer o grande apoio recebido durante todo o período de gestão que ora encerra. Essa postura positiva do conselho fez grande diferença para o desempenho da diretoria e para as nossas realizações, posto que muito dependeu do envolvimento efetivo e do trato responsável e lúcido das propostas de ação e das autorizações de despesas acima da nossa alçada.

 

O conselho desempenhou relevante papel em tudo que fizemos. Realizamos muitas reuniões para esclarecimentos e recebimento de orientações para definições daquilo que melhor atendia aos interesses do clube e de seus associados. Essa conjunção altamente benéfica deve prosseguir e se consagrar no processo de gestão, para que a Diretoria Executiva seja melhor orientada e apoiada na condução da gestão da ASES.

 

Idêntico agradecimento dirijo ao Conselho Fiscal, cujo presidente – Erodice – foi eleito como Diretor Administrativo da próxima gestão. Embora não seja papel desse colegiado, sua participação em várias reuniões, a convite nosso sempre bem acolhido, muito ajudou a Diretoria Executiva no trato de questões importantes para a associação, ajudando também a prevenir falhas.

 

Importante esclarecer que essa participação amiúde dos dois conselhos ocorreu também porque a partir de certo momento, ainda no triênio 2018-2020, concluímos que, mesmo sem alterar os papéis institucionais, o debate prévio e a conjunção de ideias era altamente benéfica. Afinal, a grande maioria dos membros dos colegiados participou originalmente da construção dos direcionamentos para a transformação da ASES. Logo, não havia por que existir um fosso entre os corpos diretivos.

 

Essa atitude preveniu falhas da diretoria e simplificou a relação institucional porque os assuntos seguiam para o Conselho de Administração, com conhecimento também do Conselho Fiscal, depois de debatidos, o que favoreceu a convergência nas decisões e a desburocratização dos procedimentos administrativos. Na nossa opinião, assim deve prosseguir, pois todos são responsáveis pela condução da associação, independentemente dos papéis formais, que não devem ser alterados ou confundidos.

 

Quero agradecer sinceramente, também aos poucos opositores, que mesmo não entendendo claramente o direcionamento e as ações empreendidas no sentido de redinamizar e engrandecer o clube, nos despertaram para aspectos que levaram a medidas inclusive implementadoras de benefícios e atividades até então não praticadas. Mas temos a expectativa de que venham a entender melhor o que está sendo feito em prol do desenvolvimento e do engrandecimento da associação, passando a apoiar e a participar mais ativamente e de forma positiva.

 

Ninguém pode arvorar-se de fazer tudo sozinho e de ter o monopólio da verdade e das melhores ações; tudo na vida das organizações é feito em “camadas”, ou seja, cada grupo dirigente agrega seu trabalho, suas melhorias, seu legado, e assim se constrói o progresso. Cada qual doou à ASES no passado o melhor que pôde e atuou conforme o contexto de sua época. Isso, necessariamente, por razão de justiça e realismo, tem que ser reconhecido e louvado.

 

Acabo de deixar também o legado do meu trabalho e dos diretores que me acompanharam dedicando o melhor de si para a nossa associação. Não vou fazer aqui um auto-enaltecimento, a avaliação é de vocês, o julgamento é o da história que ficará registrada na memória de cada um e nos anais do clube, acessíveis para todos.

 

Limito-me a listar abaixo, sucintamente, as realizações de gestão que ora encerra (link adiante), pois no primeiro trimestre do próximo ano será feito e divulgado a todos o Relatório de Atividades.

 

Agora é hora de saudar os novos dirigentes recém eleitos para o próximo triênio e apoiá-los  para que dêem continuidade ao avanço da nossa associação, que no próximo ano completará 40 (quarenta) anos de existência. O que ela evidencia hoje é resultado da soma do trabalho também dos que nos antecederam.

 

Desejo ao Ablleython e a todos os diretores e conselheiros que atuarão no próximo triênio pleno êxito na sua gestão, certo de que farão muito mais pela ASES. Sem dúvida, todos eles mereceram o votos recebidos, alguns deles membros da atual diretoria, já provados e aprovados em seu desempenho, correção e resultados apresentados. Juntam-se agora a outros também reconhecidos como colegas e por seu caráter. Formam, com certeza, um conjunto de profissionais do melhor quilate, com alta competência, comprometimento e garra, que sem dúvida se lançarão ao trabalho de corpo inteiro, com os melhores planos e as melhores energias.

 

A ASES poderia ter um outro grupo de dirigentes, composto por colegas e outros associados também qualificados – que existem, sim – mas o escolhido para dirigir a associação no próximo triênio é, com certeza, de excelência inquestionável.  Eles farão o melhor por nossa associação, ajudando a elevá-la gradualmente ao desejado patamar dos melhores clubes do Distrito Federal.

 

No próximo triênio estarei na presidência do Conselho de Administração, continuando a ajudar a ASES. Embora no exercício de outro papel, esse não será menos contributivo, menos responsável e menos envolvido e comprometido. Agradeço imensamente a todos que votaram em mim para exercer o novo encargo, prometendo dar o meu melhor pela nossa associação e por todos. Tudo farei para merecer o reconhecimento expresso nos votos que recebi.

 

Quero agradecer também aos locatários de espaços da ASES, aos fornecedores e prestadores de serviços, aos parceiros de várias atividades do clube e aos terceirizados, pelo bom, justo e correto relacionamento durante todo o nosso período de gestão.

 

Do mesmo modo, destaco o agradecimento aos associados assessores voluntários (incluindo o Hélio Gaioso), cuja ajuda foi de grande valor para a associação, desde o início até recentemente, em especial, ao Írio, que inúmeras vezes nos abriu portas no governo e no meio político para tratar de assuntos, encaminhamentos e soluções do interesse da ASES.

 

Merece destaque, finalmente, o Pena, que desde o triênio anterior se juntou a nós e realizou trabalhos essenciais, inclusive no dia-a-dia, emprestando suas grandes competência e experiência no trato e equacionamento de assuntos de gestão em geral e de soluções para problemas antigos e complexos. Seu concurso foi valiosíssimo para resguardar a diretoria de falhas administrativas e negociais, assim como para ajudar na organização e concatenação dos trabalhos, inclusive os de natureza estratégica. Sua contribuição foi impagável, restando-nos somente expressar nossa imensa gratidão a ele.

 

Finalizando, e com a certeza de que a nossa associação seguirá progredindo, reitero aqui os melhores votos para 2024, desejando que o novo ano seja do tamanho dos sonhos de cada um, e que tenham êxitos, alegrias e felicidades, mesmo em meio a eventuais adversidades que naturalmente fazem parte da vida.

 

Caloroso e fraternal abraço

 

Viva a nossa ASES!

 

Luís Gonzaga da Silva Filho

Diretor-Presidente da ASES-DF

Triênio 2021-2023

MELHORIAS FÍSICAS NO CAMPUS DO CLUBE

  1. Retrofit dos banheiros das churrasqueiras, atendendo aos requisitos de acessibilidade, e criação de um banheiro familiar, com fraldário.
  2. Colocação de duchas ao ar livre, para os frequentadores das churrasqueiras e das piscinas.
  3. Construção do espaço anexo ao bar da piscina, para abrigar do sol mais associados que frequentam o local – em execução.
  4. Troca do telhado do Salão de Festas, que estava deteriorado e com goteiras, prejudicando o uso e a locação deste nobre espaço da ASES.
  5. Troca das redes das quadras de grama sintética.
  6. Troca das lonas das churrasqueiras 5 e 7, que estavam danificadas, sem possibilidade de recuperação.
  7. Colocação de piso emborrachado nos playgrounds das churrasqueiras e do parquinho próximo às piscinas (proteção para as crianças) – em execução.
  8. Revitalização das churrasqueiras, incluindo pinturas decorativas.
  9. Revitalização da pintura do Parque Aquático Infantil, incluindo os brinquedos.
  10. Revitalização da pintura da fachada do prédio de apoio às piscinas, com motivos decorativos.
  11. Reforma das quadras de tênis 1 e 2, e retirada das raízes de árvores próximas que afetavam o piso das quadras e colocava em risco os tenistas.
  12. Encerramento do contrato com o Laguna Gastrobar, deixando a área livre para o acesso dos associados ao lago e para a implantação do Espaço Orla.
  13. Edificação do Salão de Beleza HCosméticos, do grupo Hélio Nakanishi, no espaço que foi utilizado pelo Restaurante Nature, cujas instalações estavam totalmente inservíveis.
  14. Contrato firmado com o Restaurante Orla do Lago, que será instalado na edificação anteriormente utilizada pelo The Garden, desocupado há mais de dois anos, criando um novo point de gastronomia na ASES e evitando custos de recuperação e manutenção – projeto em elaboração.
  15. Contrato para elaboração do Master Plan – Plano Diretor da ASES, que delineará as diretrizes para a melhoria dos espaços existentes e proporá a criação de novos, para melhor atendimento aos associados e sua maior satisfação.
  16. Contrato para elaboração do projeto da nova Portaria da ASES, com melhorias e espaços conexos para atendimento de associados e de interessados em locações na ASES.
  17. Contrato para elaboração do projeto para a Etapa 1 do Espaço Orla.

SAÚDE FINANCEIRA, NOVAS RECEITAS E MANUTENÇÃO DAS EXISTENTES

  1. Gestão financeira da ASES, inclusive no período da pandemia do Covid 19, sempre cuidadosa com o equilíbrio entre receitas e despesas, resultando sempre em superávits anuais que se juntaram às reservas anteriores, todas aplicadas com boa rentabilidade, de modo a preservá-las para os investimentos que serão feitos a partir de 2024.
  2. Início do recebimento, a partir de setembro/2023, de 35% (trinta e cinco por cento) do lucro líquido do Pier 21, mediante zelosa e atenta negociação, com procedimentos de auditoria para aferição e precisão dos números do faturamento do shopping, de acordo com o contrato firmado.
  3. Contrato de locação do espaço ocupado pelo ex-The Garden, onde passará a funcionar mais um restaurante de bom nível, com descontos para os associados.
  4. Melhoria significativa das aplicações financeiras da reserva da ASES, para uso em investimentos a partir do próximo ano, aumentando a rentabilidade dos ativos.
  5. Renovação do Contrato com a Galeteria Beira Lago, garantindo a continuidade desta importante receita e mantendo os mesmos descontos para os associados.
  6. Renovação do Contrato com a Academia, garantindo a continuidade desta importante receita, mantendo os 17% de desconto para os associados usuários e seus dependentes, e com isenção de pagamento para os associados proprietários e seus dependentes.

REDUÇÕES DE DESPESAS

  1. Contratação de novo escritório jurídico (Sarubbi Cysneiros), com redução de custos em relação ao escritório anterior.
  2. Contratação de novo escritório de Contabilidade, com redução de custos.

REDUÇÃO DE CUSTOS COM ENERGIA ELÉTRICA

  1. Substituição de todas as lâmpadas fluorescentes de vapor metálico de 400 watts por lâmpadas LED de 200 Watts, nas quadras de tênis, nas quadras de areia, nos estacionamentos e na área da piscina, reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica.
  2. Inscrição para assinatura em breve de contrato com a NC Neoenergia, para compra de energia no mercado livre, com redução de cerca de 35% no valor da conta da Ases.

NOVOS SERVIÇOS PARA OS ASSOCIADOS

  1. Atendimento personalizado nas churrasqueiras, do check in ao check out, com equipe dedicada
  2. Criação do “Todo domingo é Dia da Criança na ASES”, com variadas atividades infantis coordenadas por empresa especializada.
  3. Realização da Copa de Futebol Infantil na ASES, como embrião da Escola de Esportes da associação
  4. Incremento na programação esportiva, com torneios em várias modalidades, coordenados por empresa contratada.
  5. Introdução e fortalecimento do Beach Tennis, com aulas gratuitas para todos os associados e torneios muito concorridos.
  6. Realização de dois eventos “Linda Mulher”. como embrião para a criação do Espaço Mulher na ASES.
  7. Realização e de novos eventos sociais, como “Noite do Vinho”, feijoadas mensais com música, “Festival do Chopp”, “Noite Cigana” e outros.

BENEFÍCIOS PARA OS ASSOCIADOS

  1. Uso gratuito da Academia por associados proprietários e seus dependentes, mantido o desconto de 17% para os associados usuários e seus dependentes.
  2. Acesso gratuito à hidroginástica da Tia Katia, para os associados proprietários e seus dependentes, mantido o desconto de 50% para os associados contribuintes e seus dependentes.
  3. Desconto de 50% (cinquenta por cento) na locação de churrasqueiras, para os associados proprietários e seus dependentes – (a ser implementado após o registro do novo Estatuto Social e da aprovação do novo Regimento Interno.
  4. Liberação do acesso gratuito ao clube para dependentes dos associados proprietários, sem limite de idade (a ser implementada após o registro do novo Estatuto Social e da aprovação do novo Regimento Interno).
  5. Descontos para todos os associados, no uso de serviços e compra de produtos no Salão de Beleza HCosméticos (do grupo Hélio Nakanishi).

MELHORIAS NOS EQUIPAMENTOS

  1. Novos computadores de várias áreas, em substituição aos antigos.
  2. Substituição das bombas de circulação de água para as piscinas, que estavam em péssimo estado.
  3. Aquisição de máquina a gasolina para poda de árvores altas, que o clube não possuía e gerava despesas com a contratação de serviços.
  4. Aquisição de motosserra a gasolina, para corte da madeira mais robusta das podas, anteriormente contratado com empresas.
  5. Aquisição de TV de 58 polegadas para a Sala de Reuniões – apresentação de trabalhos e realização de videoconferências.
  6. Troca de aparelhos de ar-condicionado defeituosos.
  7. Aquisição de freezers novos para o Salão de Festas e para as Churrasqueiras, em substituição aos antigos e defeituosos.
  8. Aquisição de lavadora de alta pressão, para lavagem de p
  9. Aquisição de roçadeira profissional a gasolina, para aparar grama

MÓVEIS E UTENSÍLIOS - RENOVAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO

  1. Aquisição de mais jogos de mesas e cadeiras para as churrasqueiras e para a área das piscinas.
  2. Aquisição de mais espreguiçadeiras para os associados.
  3. Aquisição de 13 (treze) novos ombrelones, para substituir os antigos e danificados.
  4. Aquisição de 10 (dez) cadeiras giratórias para o escritório da Administração, em substituição às antigas e danificadas.

AVANÇOS INSTITUCIONAIS E ORGANIZACIONAIS

  1. Aprovação do Novo Estatuto Social.
  2. Elaboração do Novo Regulamento Interno.
  3. Atualização da norma de uso das churrasqueiras.
  4. Contratação da plataforma Google Workspace, cujo uso a consagrou como ferramenta importante para o acompanhamento das ações da gestão da ASES e da comunicação interna por escrito.
  5. Mapeamento de processos, com vistas à informatização de tarefas e ampliação de dados e informações para a gestão da ASES.
  6. Seleção de sistema de gestão (informatizada) de clubes, que em substituição aos sistemas atuais vai melhorar significativamente os processos.

ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA

A diretoria da ASES enfrentou o prolongamento da pandemia do Covid 19 até a volta à normalidade, tomando todas as providências legais e evitando demissões no seu quadro de pessoal, equacionando também com os locatários e outros devedores o pagamento dos débitos.

PIER 21

Prosseguimento e estreitamento das negociações e outros entendimentos com o Pier 21, contando com suporte jurídico, com vistas à avaliação da continuidade ou não do contrato com aquele empreendimento.

AVANÇOS NO PROCESSO DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DA ASES

  1. Conjunção efetiva de esforços com o Pier 21, voltada para a regularização fundiária .
  2. Atuação intensiva junto ao GDF, à Câmara Legislativa, à Vara do Meio Ambiente, à SEDUH e ao SinLazer-DF.
  3. Acompanhamento mais eficiente dos assuntos ligados à Vara de Execução Fiscal.

PRESIDÊNCIA DO SINLAZER EXERCIDA PELO DIRETOR-PRESIDENTE DA ASES

  1. Função exercida de forma inédita por dirigente da associação (eleito por aclamação para o mandato 2022-2025), favorecendo um maior intercâmbio com outros clubes, uma maior amplitude no conhecimento de práticas de gestão clubista no DF e noutros estados, abrindo ainda mais a capacidade de articulação com órgãos do executivo e do legislativo, além de outros segmentos empresariais, com vistas a encaminhamentos e soluções de questões da ASES, assim como parcerias e negócios com empreendedores.

PRESIDÊNCIA DO COMITÊ DE CRISE DOS CLUBES, DURANTE A PANDEMIA, EXERCIDA PELO DIRETOR-PRESIDENTE DA ASES

  1. Comitê de Crise – O Diretor-Presidente foi também eleito por aclamação para presidir o Comitê de Crise dos Clubes, durante a pandemia, para orientar a observância da legislação e outras normas de saúde, e programar em conjunto com o governo a reabertura gradual dos clubes, o que ensejou um relacionamento estreito com o governo, ajudando também a ASES naquele processo.