No entanto, o evento foi uma frustração pela baixíssima frequência dos associados, pois a Ases-DF esperava mais pessoas, com base no interesse constatado no café anterior. Além dos diretores e conselheiros presentes, compareceram apenas 10 (dez) associados, o que nos levou a pedir desculpas aos arquitetos, que esperavam um debate vivo com todos. Afinal, o objeto do trabalho deles supostamente despertaria o interesse da maioria.
Sendo o assunto do interesse geral, esperava-se o comparecimento de muitos. Afinal, essa reunião foi realizada também para atender ao desejo dos que dizem querer participar da definição dos rumos da Associação.
Dessa vez, escolhemos o domingo, por ser o dia em que o clube é mais frequentado, imaginando-se que os associados ficariam desonerados de vir à Associação num outro dia da semana. Certamente, há os que podem alegar que o domingo é o “dia da família” ou que vão nesse dia ao clube para desfrutar do sol e das atividades esportivas e de lazer.
Mas é de se perguntar: seria diferente se a data escolhida fosse outro dia da semana? Não cremos, haja vista a baixa frequência na assembleias e em outros encontros realizados para informar e ouvir os associados.
Por outro lado, soubemos e deploramos que lamentavelmente algumas pessoas persuadiram associados para não irem ao evento, talvez por oposição cega e renitente, talvez por insatisfação decorrente do não atendimento de seus interesses individuais. Tudo isso é normal, mas lembramos que deve prevalecer o interesse geral pelas questões maiores da Ases-DF.
Os documentos apresentados no evento ficarão disponíveis no site da Ases-DF e lamentamos que as intervenções que, porventura venham a ser feitas, sejam extemporâneas, pois precisamos avançar no projeto de transformação e melhoria da Ases-DF. As oportunidades de participação são dadas a todos, mas os omissos e os silentes ficam sem razão para protestar com atraso.
Quanto à realização de outros encontros com associados, estaremos sempre abertos a solicitações da maioria, estamos avaliando as seguintes possibilidades para continuar ou não com essa iniciativa:
- Confirmar ou não, até determinada data, a realização dos eventos, de acordo com a confirmação prévia dos participantes.
- Mudar o nome do evento para Encontro com a Diretoria, suspendendo o café, visto que a ausência dos associados provoca desperdício de recursos com o lanche oferecido e não consumido.
- Cancelar a realização dos encontros presenciais, mantendo abertos os canais de relacionamento com a direção da Ases-DF.
A Diretoria cumpriu e tem cumprido o seu dever e está consciente de que não pode obrigar qualquer associado a comparecer em assembleias e reuniões, no entanto, fica imune a queixas de não transparência e de bloqueio à participação.
Continuamos à disposição dos que efetivamente se interessarem em saber, acompanhar e participar das ideias, dos planos e do andamento das ações de gestão da Ases-DF.
Cordialmente,
A Diretoria